domingo, 13 de junho de 2010

A LIÇÃO DA BORBOLETA

Sentado ao pé de uma árvore, um menino observava atentamente o lento nascimento de uma borboleta.
Há algumas horas ela se esforçava para fazer o corpo passar pela pequena abertura em seu casulo. Até que, num dado momento, pareceu ter ido o mais longe que podia; já não fazia mais nenhum progresso.
Aflito, o menino decidiu ajudar a borboleta. Com uma tesoura, cortou o casulo e a libertou. O corpo do inseto estava murcho e suas asas, amassadas. O menino continuou a observar a borboleta, certo de que, de uma hora para outra, ela sairia voando.
Mas, não foi isso o que aconteceu. Na verdade, o bichinho passou o resto da vida rastejando com um corpo fraco e as asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar.
O menino só quis ajudar a borboleta. Mas ele não compreendia uma coisa: que era justamente por meio do esforço que o corpo e as asas dela se fortaleciam. Que era desse modo que Deus, em sua sabedoria, preparava-a para voar assim que deixasse o casulo.
Também nós, muitas vezes, precisamos passar por situações difíceis na vida. Se não fossem os obstáculos, o que nos tornaria fortes?
A vida é assim: pedimos força e recebemos dificuldades para nos fazer fortes; pedimos sabedoria e recebemos problemas para resolver; pedimos coragem e recebemos o desconhecido para enfrentar; pedimos amor e recebemos pessoas com problemas para ajudar; pedimos favores e recebemos oportunidades.
Talvez não recebamos exatamente o que pedimos. Mas sempre temos tudo de que precisamos.

APENAS BRINCANDO

Quando eu estiver, no quarto, construindo um edifício de blocos,Por favor não diga que eu "estou apenas brincando".Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.Sobre equilíbrio e forma.Quando eu estiver bem vestido, arrumando a mesa, cuidando do bebê,Não tenha a idéia de que eu "estou apenas brincando".Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.Algum dia eu posso ser uma mãe ou um pai.Quando você me vir até meus cotovelos na pintura,Ou ajeitando uma moldura, ou moldando e dando forma à argila,Por favor não me deixe ouvi-lo dizer que eu "estou apenas brincando".Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.Eu estou me expressando e sendo criativo.Algum dia eu posso ser um artista ou um inventor.Quando você me vir sentado em uma cadeira "lendo" para uma audiência imaginária,Por favor não ria e não pense que eu "estou apenas brincando".Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.Algum dia eu posso ser um professor.Quando você me vir recolhendo insetos ou colocando coisas que encontro no bolso,Não os jogue fora como se eu "estivesse apenas brincando".Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.Algum dia eu posso ser um cientista.Quando você me vir montando um quebra-cabeças,Por favor, não pense que estou desperdiçando tempo "brincando".Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.Estou aprendendo a concentrar-me e resolver problemas.Algum dia eu posso ser um empresário.Quando você me vir cozinhar ou provar comidas,Por favor não pense que estou aproveitando, que é "só para brincar".Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.Eu estou aprendendo sobre os sentidos e as diferenças.Algum dia eu posso ser um "chef".Quando você me vir aprendendo a saltar, pular, correr e mover meu corpo,Por favor não diga que eu "estou apenas brincando".Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.Eu estou aprendendo como meu corpo trabalha.Algum dia eu posso ser um médico, uma enfermeira ou um atleta.Quando você me perguntar o que fiz na escola hoje,E eu responder: "Eu brinquei".Por favor não me entenda mal.Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.Eu estou aprendendo apreciar e ser bem sucedido no trabalho.Eu estou preparando-me para o amanhã.Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.